A Fórmula 1 havia passado por diversas mudanças. Os pilotos não tinham mais tantos recursos tecnológicos como no ano passado. A Williams talvez fosse a equipe que mais sentiu a diferença. No entanto a equipe tinha a melhor “peça” de todos os tempos: Ayrton Senna!
Mesmo com todas as dificuldades o piloto conseguiu 3 poles consecutivas. Mas em todas as 3 corridas, nenhuma ele terminou.
O GP do Brasil, o 1º GP da temporada, talvez tenha sido o mais interessantes do ano e dos anos posteriores. De início Michael Schumacher andava forte para alcançar Ayrton Senna. Após os pit stops, Michael ultrapassou Ayrton e agora o piloto da Williams fazia o máximo para alcançar o piloto da Benetton.
Esse grande esforço custou a corrida de Senna, após um erro, ele abandonou a corrida e Schumacher venceu o GP.
Tudo indicava que a disputa do título seria entre Senna e Schumacher. No segundo GP o carro de Senna foi tocado logo na primeira curva e ele abandonou a prova. Schumacher venceu com facilidade. O grande destaque da temporada novamente foi o Barrichello, que terminou a corrida em segundo e fechou o GP do Brasil em quinto. Assim, Schumacher era o líder e Barrichello era o vice-líder. No GP da Bélgica ele conquistou sua primeira pole position e ainda conseguiu segurar a liderança por algum tempo.
O terceiro GP, em Imola, foi o mais trágico da história. Barrichello quase morreu nos treinos da sexta-feira, numa forte batida. Roland Ratzenberger morreu na Sessão de Classificação para a corrida, após passar reto na curva Villeneuve.
Ayrton Senna reiniciou um movimento em busca de mais segurança aos pilotos. Este movimento é conhecido hoje como Associação dos Pilotos.
Mas o líder deste movimento não pôde fazer muita coisa, pois no dia seguinte, ele morreu ao passar reto na curva Tamburello.* (Para mais informações, consulte o artigo O Triste GP de San Marino 1994, publicado por Super Danilo F1 Page).
Schumacher venceu a terceira corrida e a seguinte. O piloto dominava a temporada com relativa facilidade.
O acidente que quase levou a morte de Karl Wendlinger no GP de Mônaco e outro acidente grave nos treinos do GP da Espanha, fez com que a FIA iniciasse uma “cruzada” rumo a segurança que conhecemos hoje em dia.
No GP da Inglaterra, Schumacher foi punido por ultrapassar na volta de formação e queimar a largada, ali nascia o “Stop/Go”. Outra malandragem dele fez com que a FIA a criasse dispositivos eletrônicos que mostram se o piloto “queima” a largada ou não.
David Coulthard assumiu o posto do Senna e mostrava ser um jovem promissor. No entanto, por ser um estreante não chegava perto da performance de Schumacher. Portanto, Hill era o único que poderia disputar contra o alemão, mas Hill também não tinha o mesmo potencial.
No geral, Schumacher recebeu diversas punições, Nigel Mansell participou em dois GP´s, mas a temporada foi um tanto sem graça.
Se não houvesse punições e perda de pontos, Schumacher seria campeão na metade da temporada. Por este motivo, Hill e Schumacher disputaram o título na última corrida. Após danificar o carro sozinho, ele jogou o seu carro para cima do carro de Damon. Se Schumaher não pontuasse, certamente o título ficaria com o piloto da Williams. Visto que ambos abandonaram a corrida, Schumacher se tornou o campeão da temporada.
Este acidente entre os dois, permitiu Nigel Mansell vencer sua última corrida de sua carreira na Fórmula 1.
Com as tragédias ocorridas em 1994, a Fórmula 1 tomou outros rumos. Como seriam as temporadas seguintes?
Relembrando a temporada de 1995
Resultado final dos seis primeiros bem colocados do Mundial de 1994 |
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P. | Piloto | Equipe | Pts. | |
1 | Michael Schumacher | Benetton | 92 | |
2 | Damon Hill | Williams | 91 | |
3 | Gehard Berger | Ferrari | 41 | |
4 | Mika Hakkinen | McLaren | 26 | |
5 | Jean Alesi | Ferrari | 24 | |
6 | Rubens Barrichello | Jordan | 19 |