Assim como eu, você que acompanha a Fórmula 1 deve estar curioso para saber qual foi o desempenho da audiência da Fórmula 1 em 2022 na TV.
Neste artigo vamos falar sobre a audiência na TV no Brasil em alguns países e a audiência do público ao vivo durante os finais de semana de corrida:
Audiencia da Fórmula 1 em 2022 na TV;
Como funciona os pontos do Ibope?;
A Liberty Media e a Audiência da Fórmula 1 em 2022 no Brasil
O Público geral da Fórmula 1;
O Público do Super Danilo F1;
Conclusão!
Audiência da Fórmula 1 em 2022 na TV
Como de costume, todos os anos (quase pelo menos) fazemos matérias relacionadas a audiência da F1.
Reunindo informações de audiência recolhidos em diversos sites e perfis dedicados à TV, em uma primeira análise, 2022 não foi tão bem assim para a Fórmula 1 na Band como se esperava.
Constata-se que a audiência média no estado de São Paulo, maior mercado do Brasil, caiu 7,3% em relação ao ano anterior.
Vendo os números de audiência máxima, o chamado “pico, a queda é maior: mais de 15%.
Para este ano, a expectativa era das melhores!
Inclusive, pelos resultados obtidos em 2021, mais patrocinadores foram agregados ao grupo. (Diga-se de passagem, que chegava até ser irritante os comerciais durante as corridas.)
Além disso, ainda utilizando o site Terra como fonte, o GP do Brasil de 2022 alcançou o pico de audiência em 6,7 contra 8 pontos de 2021.
E por fim, de acordo com o próprio site, o pico de audiência na Fórmula 1 em 2022 foi exatamente durante o GP do Brasil e o menos assistido foi o GP da Austrália.
Como funciona os pontos do Ibope?
Para finalizar esse trecho importante da matéria, vale destacar como funciona os pontos do Ibope.
De forma geral, 1 ponto de audiência equivale a 1% do total de aparelhos de TV ligados naquele momento em uma determinada região.
Isso significa que, dependendo do alcance do programa em questão, esse 1 ponto de audiência pode valer mais ou menos em números brutos.
Além do mais, cada 1 ponto equivale cerca de 260 mil pessoas sintonizadas em um determinado canal.
Portanto, se cada 1 ponto vale 260 mil, o GP do Brasil por exemplo deve ter alcançando pelo menos 1.456.000 aparelhos sintonizados na corrida dentro estado de São Paulo!
Agora que entendemos como funciona o Ibope e audiência, como será que a Liberty Media encarou desempenho no Brasil?
A Liberty Media e a Audiência da Fórmula 1 em 2022 no Brasil
De acordo com o portal Terra, apesar de que os números gerais tenham caído em relação a anos anteriores, a Liberty Media ficou satisfeita com o espaço dado pela emissora, que transmite na TV aberta os treinos de classificação e sprint races além das próprias corridas. Além de usar o seu canal Band Sports para transmitir todos os treinos, bem como F2 e F3.
Mas por que será que a audiência de 2022 caiu, comparado com 2021?
- – Este ano, voltaram as corridas de madrugada;
- – Duas corridas coincidiram com os dias da eleição nacional de primeiro e segundo turno.
- – A dinâmica da temporada acabou por prejudicar um pouco.
De qualquer forma, apesar dos altos e baixos, a F1 contribuiu muito para tornar a Band mais competitiva chegando muitas vezes a assumir a vice-liderança da audiência. (Como sabemos é quase impossível vencer a Globo).
Agora que sabemos como foi a audiência da Fórmula 1 na TV, vamos analisar como foi o desempenho da Fórmula 1 com o público presencial nos finais de semana de corrida.
O recorde do GP do Brasil
Apesar de o Brasil não contar mais com nenhum piloto brasileiro no grid desde a aposentadoria de Felipe Massa, o final de semana do GP do Brasil em 2022 bateu mais um novo recorde!
No domingo dia da corrida, as instalações do Autódromo José Carlos Pace receberam 235.617 pessoas, superando o recorde de 2021 de 182 mil pessoas.
O Público geral da Fórmula 1
De acordo com o site F1 Mania.net, o público presente nos circuitos deverá ultrapassar a marca de 5 milhões de pessoas!
Apesar do recorde de 235 mil pessoas em Interlagos, foi em Austis, GP dos Estados Unidos que alcançou o auge de 440 mil pessoas.
Em seguida, foram os finais de semana de GP da Inglaterra e GP da Austrália que alcançaram marcas incríveis de 400 mil expectadores em cada final de semana!
Por outro lado, vale destacar algo bem curioso!
Foi no Bahrein que a F1 teve de longe seu pior público de 98 mil pessoas! (Arábia Saudita, Emília-Romanha, Mônaco e Azerbaijão ainda não temos os números oficiais.)
De qualquer forma, a Fórmula 1, a FOM e a Liberty Media podem comemorar visto que, se comparar com os números de 2019 (pré-pandemia), o aumento do público nos circuitos foi de cerca de 25%!
Audiência da F1 no Super Danilo F1
Após a coleta desses dados tão importantes para os fãs da Fórmula 1, sempre no final da matéria aproveitamos para falar um pouco sobre a audiência das mídias do Super Danilo F1.
Audiência no Site Principal
No site superdanilof1page.com.br, apesar de ainda do ano ainda não ter acabado, em 2022 o site recebeu 221.416 visitas, 182.655 visitantes do mundo todo!
Isso significa um novo recorde para o nosso site, superando 2021 com um aumento de 11,5% a mais de visitas!
Audiência no Super Danilo F1 Blog
Já no blog, onde matérias como essas são publicadas, o número de visitas foi de cerca de 18 mil e cerca de 9.500 visitantes.
Se compararmos com 2021, o blog teve uma queda expressiva de cerca de -40% da audiência.
Um dos principais motivos da queda, foi a intensa invasão que o blog sofreu. Isso significou perca de confiança no Google além de que muitas de nossas matérias também foram perdidas.
O problema foi corrigido, mas deverá levar algum tempo para o blog dar alguma engrenada novamente!
Audiência no canal do Youtube Super Danilo F1 Tube
Apesar do canal no Youtube ser mais direcionado ao automobilismo virtual, atualmente, muitos concordam que o automobilismo virtual e o automobilismo real estão interligados, certo?
Sendo assim, nosso canal no Youtube, a audiência recorde de cerca de 183 mil visualizações, contra o recorde do ano passado de 120 mil.
Isso significa, portanto, um aumento na audiência de 33%. Legal né?
Conclusão!
Apesar das quedas como por exemplo, o público no Bahrein, a queda na audiência da F1 na TV em 2022, na aberta brasileira, a Fórmula 1 e os canais Super Danilo F1 só tem motivos de comemorar visto que todos eles tiveram auges expressivos.
Se analisarmos como um todo, nem a Copa do Mundo e nem as eleições no Brasil não foram o suficiente para atrapalhar o crescimento na audiência da Fórmula 1!
E ainda vale dizer que todos os números citados acima sobre a audiência na TV, obviamente não inclui os canais parelelos e não oficiais na internet que muitos fãs preferem utilizar ao assistir a F1!
Em 2023 teremos mais finais de semana de Fórmula 1, com mais corridas sprints, além disso, teremos a presença de pilotos brasileiros em equipes consideráveis.
Assim, se continuar com essa tendência, poderemos anunciar ao final de 2023 (se estivermos vivos, é claro) novos recordes.
Pode parecer que 365 dias é um futuro distante, mas se levarmos em conta a forma de que como o tempo está passando rápido, em um estralar de dedos anunciaremos os números da audiência na TV, a audiência da F1 e a audiência de nossos humildes canais novamente, assim como estamos fazendo hoje!
Veja também:
- Red Bull confirma que Ricciardo retornará como terceiro piloto em 2023
- O GRID DA F1 em 2023 : Todos os pilotos e equipes que correm na próxima temporada
- Daniel Ricciardo: Recorreu A Ajuda Psicológica No Ano Passado
Descubra mais sobre Super Danilo F1 Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.