Pular para o conteúdo

Horner diz: ‘Quanto mais pressão havia, mais ele entregava’

Christian Horner elogiou Max Verstappen por dar “mais um passo” como piloto em 2022, depois que o holandês conquistou um número recorde de vitórias em corridas e conquistou seu segundo título mundial consecutivo com quatro corridas restantes.

Com a Red Bull superando os problemas iniciais de confiabilidade e adicionando desempenho ao seu pacote RB18, Verstappen acumulou 15 vitórias ao longo da temporada de 22 corridas – terminando confortavelmente à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, cujo desafio inicial desapareceu .

MÁXIMO POR NÚMEROS: As estatísticas incríveis por trás da campanha vencedora do título de Verstappen em 2022

A exibição dominante de Verstappen seguiu-se a uma luta particularmente acirrada contra o rival da Mercedes, Lewis Hamilton, pela coroa de 2021, que caiu ao limite e foi resolvida a favor de Verstappen em circunstâncias dramáticas.

Solicitado a refletir sobre as vitórias consecutivas de seu piloto e como as duas temporadas se comparam, o chefe da equipe Red Bull, Horner, disse: “Quero dizer, 2021 foi um ano épico e acho que ficará na história – quando refletimos sobre isso nos próximos anos – como uma das melhores temporadas de todos os tempos da Fórmula 1.

rosquinhas verstappen.jpg
Verstappen venceu incríveis 68% dos Grandes Prêmios realizados durante a temporada de 2022

“Eu acho que Max, tendo passado por isso e triunfado no final disso… a gente esquece que ele ainda é tão jovem, sabe, [25] anos de idade. Fazendo isso no ano passado, [e depois] entrando neste ano, acho que ele deu mais um passo.

“Acho que a maturidade com a qual ele está dirigindo, ele acabou de levar a outro nível este ano. Você olha para os Grandes Prêmios que ele ganhou no início do ano: a dupla em Imola foi espetacular, sua corrida em Miami com Charles… naquelas primeiras corridas, a corrida roda a roda era impressionante.

ASSISTA: Das batalhas de Leclerc às vitórias de retorno – Os melhores momentos da temporada recorde de Verstappen

“Então ele continuou, como um metrônomo, continuou entregando, e quanto mais pressão havia, mais ele entregava – [houve] algumas vitórias incríveis.

“Vê-me à cabeça a Hungria, onde teve de bater uma grande penalidade e arrancar pelo campo; Spa era totalmente dominante; a pressão de Zandvoort… a lista continua e continua.”Reproduzir vídeoA Anatomia de Max Verstappen

Horner acrescentou que, além de enfatizar seu domínio, Verstappen garantir o título de 2022 no Grande Prêmio do Japão provou ser particularmente comovente para a Red Bull, com o cofundador e proprietário da empresa, Dietrich Mateschitz, vendo isso antes de sua morte .

“Acho que ele foi realmente excelente este ano. Tem sido uma temporada incrível para ele, tem sido uma temporada incrível para a equipe. E, obviamente, ganhar [o título] no Japão, com quatro corridas pela frente, foi uma grande conquista”, acrescentou Horner.

LEIA MAIS: Verstappen aponta corrida inovadora que colocou a cobrança pelo título de volta na pista após início ‘terrível’ de 2022

“Apesar da confusão na época, se ele realmente ganhou ou não, o que mais agradecemos é que Dietrich Mateschitz conseguiu vê-lo manter o campeonato como a última corrida a que assistiu.

“Essa foi a grande vantagem de fazer isso no Japão e poder fazê-lo mais cedo. [Foi] muito, muito especial para ele [e] para a equipe.”

Fonte: F1.com

Veja também: